sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

A garagem dos sonhos 5 - Opala V8

Eu já mencionei em A garagem dos sonhos 3 que gostaria de ter um "clássico" na garagem, e que este clássico seria preferencialmente um Opala com engine swap V8. Na época eu achava que o visual do SS era o que podia haver de melhor. Então vi uma reportagem que mudou radicalmente minha visão sobre isso.

Esta postagem nasce justamente porque, enquanto procurava esta reportagem para mostrar a um amigo, não a encontrei. Encontrei apenas o anúncio no Flat Out de quando o Opala desta reportagem estava à venda. Com o temor de nem isso mais encontrar no futuro (porque vai que um dia um tal projeto me seja possível...), resolvi transcrever este anúncio de forma a ter tudo à mão.

Acredito tratar-se de um Opala Especial 78 (já que não encontrei o ano) cujo projeto ficou de muito bom gosto e já me faz dispensar as faixas do SS. 

Segue primeiro o texto do anúncio e depois todas as fotos que encontrei, inclusive de outras fontes além do Flat Out.

-----

Por Dalmo Hernandes (10 de fevereiro de 2015)
Fotos: Bruno Guerreiro, Marcos Camargo e Fernando Demarco

Uma das brincadeiras mais comuns entre os gearheads é dizer que sonho de todo Opaleiro é colocar um V8 no cofre do Chevrolet. Considerando o potencial do seizão, é claro que nem sempre isso é verdade, mas é fato que este é um swap bastante popular que, se feito da forma certa, transforma o Opala em um legítimo muscle car ao resolver aquele que, para muita gente, é o único defeito do carro. O Achados Meio Perdidos de hoje é exatamente isto: um Opala V8 350 que já foi até matéria de revista e agora está à venda. Está a fim de levar para casa um projeto pronto?

É clichê dizer isto, sabemos, mas o Opala dispensa apresentações — o carro baseado no Opel Rekord C foi lançado no Brasil em 1968, e seu desempenho, seu visual e seu carisma inigualável o tornaram um dos maiores sucessos de público e crítica da Chevrolet no Brasil — seja com quatro ou seis cilindros; sedã, cupê ou a perua Caravan; esportivo (SS) ou elegante (Diplomata), o Opala conquista mais admiradores ano a ano, mesmo quase cinco décadas depois.

Só que ele nunca ganhou o motor V8 que merecia, e por isso muitos donos o colocam por conta própria. Normalmente a receita envolve um small block Chevy, o famoso motor de 5,7 litros que equipou diversos modelos não só da Chevrolet, mas de praticamente todas as marcas que viveram sob a asa da GM — incluindo o Holden Monaro HK, versão cupê da primeira geração do clássico australiano que, como nosso Opala, foi derivado do Rekord C.

Se você é atento, já entendeu o que isto significa: colocar um V8 350 no Opala não é uma missão impossível. É óbvio que nenhum engine swap é fácil, mas nesse caso o casamento perfeito de motor e carro é quase inevitável.

O carro começou a vida como um quatro-cilindros, sendo a base perfeita para receber o motor V8 350 por possibilitar o aproveitamento da posição original do câmbio. O serviço foi projetado e realizado por João Luiz Martins, da Xtreme Garage.

Para adaptar o motor no cofre do Opala não foram necessárias modificações muito radicais: as longarinas dianteiras receberam pequenos chanfros para não entrar em contato com os coletores de escapes, o agregado da suspensão dianteira foi reforçado, as molas dianteiras foram trocadas pelas do Opala de seis cilindros (para aguentar o peso extra do motor, que pesa cerca de 30 kg a mais que um seis-em-linha de 4,1 litros) e o motor passou a ser fixado diretamente no monobloco por barras tubulares, fabricadas especialmente para o carro.

O motor, fabricado em 2002, também foi modificado — e a preparação foi de respeito: com cabeçotes de alumínio, componentes forjados e um carburador Holley Quadrijet, o motor entrega respeitabilíssimos 450 cv. Em um carro de 1.240 kg, isto significa uma relação peso/potência de 2,75 kg/cv. Com o câmbio manual de três marchas vindo de um Dodge Dart (e atuado por uma alavanca Hurst Indy no assoalho) acoplado a um diferencial Dana 44 de Maverick GT quatro-cilindros com autoblocante (e relação 3,92:1, mais curta que no V8), o resultado são e 6,2 segundos para chegar aos 100 km/h. Também foi instalado um sistema de óxido nitroso (o famoso NOS) que, quando acionado, soma mais 150 cv à potência.

Segue a ficha técnica do motor:
  • CHEVY V8 350 ANO 2002.
  • BOMBA DE ÓLEO HV
  • BIELAS FORJADAS PRA 700 HP
  • PISTÕES FORJADOS (13/1 DE TAXA COM CABEÇOTES DE 58CC)
  • CABEÇOTES ALUMINIO 58CC, VALVULAS 2.02/1.60, DUTOS DE 210CC.
  • COMANDO COMP CAMS 287/305 HIDRÁULICO, LIFT .510/.510, LOBE CENTER 107.
  • CORRENTE DUPLA COMP CAMS
  • BALANCEIROS FULL ROLLER
  • ADMISSÃO EDELBROCK TORKER II
  • QUADRIJET HOLLEY 750 MEC SERIE HP (PISTA)
  • DISTRIBUIDOR MSD
  • BOBINA MSD BLASTER 2
  • MSD 6AL
  • 3 STEP MSD
  • CABOS TAYLOR 10.4MM RACE
  • TAMPAS E FILTRO GM PERFORMANCE, ELEMENTO KN
  • BOMBA DE ÁGUA ALUMINIO HV
  • ALTERNADOR 120 AMP COM REGULADOR INTERNO
  • RADIADOR ALUMINIO COM 2 VENTOINHAS 12″ + 1 DE 16″.
  • BATERIA NO PORTA-MALAS
Obviamente que, em um projeto como este, não é só trocar o motor, o câmbio e pronto. O carro teve as caixas de roda alargadas para acomodar as novas rodas Cragar SS de 15×6 polegadas na dianteira e absurdas 15×12 polegadas na traseira, calçadas com pneus Pirelli Cinturato P4 175/65 e Mickey Thompson Indy Profile SS 345/50, respectivamente. A suspensão traseira usa um eixo rígido da Hotchkis com sistema four link e amortecedores ajustáveis do tipo coilover, com três regulagens de altura.

E quanto Fernando pede pelo carro? Direto e reto: R$ 100 mil. Óbvio que este não é um valor baixo, mas pelo nível do carro e pela grana e tempo investidos, certamente fica abaixo do que o projeto custou — fora toda a dor de cabeça (procura de peças, mão de obra, acerto do motor) da qual o novo dono irá se livrar. O que você acha?




























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que quiser, concordando ou discordando, sugerindo, elogiando ou criticando, mas seja sempre educado. Qualquer comentário que seja ofensivo ou vulgar não será publicado.
Comentários de anônimos sem assinatura também não serão publicados, qualquer que seja seu conteúdo. Nem comentários puramente marketeiros.