sábado, 30 de abril de 2016

O meu projeto bagger

Eu menciono frequentemente o meu "projeto bagger". Creio que convém falar um pouco mais sobre ele e mostrar explicitar minhas razões e as possibilidades.

Esqueçamos a "garagem dos sonhos", com, no mínimo, duas motos, e nos foquemos na moto dos meus sonhos. É claro que eu curto vários outros estilos, mas não tem jeito, toda vez que penso numa moto para a vida inteira, penso numa bagger. Vou namorando com outras (e ainda acho que vou mesmo 72tizar minha C, se a grana me permitir), mas casar só com uma grande dresser.

Mas eu também gosto de ver as motos nuas. Pelo que deve haver um jeito de sempre tirar o vestido. Assim é que fico com as opções que sempre menciono alhures: uma Softail (DeLuxe ou Heritage), uma Road King ou uma Indian (Chief Classic, Chief Vintage ou Springfield). A idéia é ter uma bagger com o máximo de destacáveis e com o visual mais retrô possível.

Os destacáveis incluem, se possível, o morcegão (por isso tiro as Tourings com fairing fixo do projeto). Seria melhor se até os alforges fossem destacáveis, mas não faço questão. O visual retrô inclui até o rail para o banco e não dispensam, de forma alguma, as rodas raiadas. Beachbar e escapamento duals também são fundamentais. Esta Road King indica bem o rumo que quero tomar para este projeto (exceto que eu prefiro os alforges rígidos ao invés do de couro):
Fonte: HD Forums, usuário claper57.

Isto me leva, finalmente, à motivação deste post, que é indicar os prós e contras de cada um dos modelos que mencionei (apenas no que se refere a deixar a moto com o visual que desejo; aspectos técnicos podem contar, mas, para mim, estão em segundo plano).

As Softail são as mais versáteis e só dou certa vantagem à DeLuxe em relação à Heritage porque o visual dela é mais retrô. Mas o que vale para uma vale para a outra. Partindo da moto original, coloca-se um duals, o beachbar, o morcegão destacável e os alforges. Voilá! Prontinha! As outras alterações, de menor monta, são todas muito fáceis de fazer. Sem contar que o visual nu das Softail é imbatível!

De desvantagem só o custo para fazer tudo isso e os suportes dos alforges, que ainda não vi uma solução destacável que ficasse realmente boa. Os Easy Brackets ainda são a melhor forma de deixar destacável e a Cycle Visions ainda são a melhor adaptação dos alforges originais HD, mas é fixo. Já vi umas fotos destes suportes cromados, sem os alforges, e até que não fica ruim. Mas eu ainda acho o exagero de cromados um exagero! E o ponto é que, se for para deixar uma Softail como uma bagger "fixa" (com alforges sempre instalados), então é melhor partir logo para a Road King.

A Road King exige apenas a troca do guidão e o morcegão destacável (lembrando que o parabrisa pode servir por um bom tempo enquanto não se adquiri o fairing). Isso se mantivermos os alforges (que são rígidos, mas são revestidos) de couro. É uma bagger mais pronta. E mesmo o desejo de rail no banco não é algo tão distante em termos de investimento. Sempre se gastará bastante, claro, mas, contando que esta é "para casar", o que faz o investimento valer, ainda a Road King me parece a melhor opção, pensando só na grana.

A propósito, o Villis agora tem um fairing para Road King, o que facilita muito o projeto, pois, até então, eu só conhecia fornecedores gringos.

A maior das desvantagens da Road King é que é uma bagger fixa. Até se pode tirar os alforges. Mas bonito não fica de jeito nenhum.

Por fim as Indian. A Chief Classic vem pelada e a Vintage vem cheia de franjas. Mas ambas chegam ao mesmo lugar que a Springfield (ver Motos e fotos 2), que é uma bagger bastante pronta, como a Road King, com a vantagem de os alforges serem destacáveis, ficando com um visual nu lindo, como as Softails. Sem contar o Thunder Stroke que, sozinho, é uma obra de arte!

Desvantagem das Indian? O preço. Que já será muito alto para a Springfield (quando/se vier ao Brasil) e demanda um investimento impagável para os outros modelos (que também são caríssimos). Pelo menos para mim, pelo que vislumbro para os próximos anos, mesmo considerando o mercado de usadas. Outra desvantagem é que, ao menos até hoje, eu não conheço um fairing destacável para as Indian. 

O que tendo a fazer, então? 

A Indian Springfield talvez fosse a minha escolha, não fosse o investimento proibitivo para mim. Em não sendo viável, praticamente descarto a possibilidade de ter uma Indian na garagem. Fico então entre os modelos HD.

Entre eles, meu coração sempre bate mais forte pela DeLuxe e a razão e o bolso pedem mais pela Road King. Tudo vai depender das circunstâncias da época em que eu for tocar o projeto adiante. E até lá, quem sabe grana deixe de ser uma restrição tão determinante!?

Por enquanto me resta continuar o delicioso namoro com a C e paquerar as todas as beldades que meus olhos vêem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que quiser, concordando ou discordando, sugerindo, elogiando ou criticando, mas seja sempre educado. Qualquer comentário que seja ofensivo ou vulgar não será publicado.
Comentários de anônimos sem assinatura também não serão publicados, qualquer que seja seu conteúdo. Nem comentários puramente marketeiros.