segunda-feira, 26 de abril de 2021

Meu novo clássico

É sempre o dilema para quem não pode trocar de carro sempre: damos um trato neste ou trocamos por outro? Vontade de cheirinho de carro novo não falta, mas... e o desânimo com os preços absurdos praticados neste país? E ainda temos a prioridade na casa. Bem, ficamos - forçosamente - com o velhinho.

Acontece que o velhinho está com a pintura muito detonada pela exposição ao tempo. Afinal, só recentemente cobrimos uma garagem. Além deste estrago, muitos riscos e não poucos pequenos amassados. Olhar para ele é um desalento, uma tristeza.

Mas aquilo que não tem remédio remediado está. Se vamos ficar com ele, bora começar a dar um trato.

Começamos semana passada, com pintura e eliminar os amassados um pouco maiores. Senhores, só de olhar para meu Voyage G5 todo pretinho, ainda com esta pintura grosseira, precisando do martelinho e do polimento final, bah!, restituiu-me o prazer no meu carro!

A verdade é que sempre gostei deste Voyage G5. Acho muito mais bonito que os das versões posteriores. Vejo sempre aqui na cidade um vermelho bem cuidado que me deixava com inveja. Isso para não falar dos pretos que não estavam com o teto em petição de miséria.

Ora, eu sempre quis um Opalão 75-79, o coupê das lanternas redondinhas. Só que, agora, além do custo normal de restauração e manutenção de um carro velho, temos os custos da aura de carro antigo/clássico. Bem, meu Voyage G5 fará às vezes de carro antigo/clássico.

E já tenho planos.

Peguei ele zero, o Comfortline, a versão topo de linha desta linha básica, mas sem alguns recursos. Ele veio sem o computador de bordo, o botão de abertura de porta malas, o som com controle no volante (multimídia ainda era coisa rara) e sem rodas de liga. Sem contar airbags e ABS, coisa que logo em seguida se tornou obrigatório. Para quem saía de um Uno, porém, era um carro de sonhos!

Alguns destes e outros recursos podem ser incluídos. Isso e mais algum trato no interior, especialmente a troca do estofamento, e ainda uns cuidados com a mecânica e... voilà! Tenho um "clássico moderno"!

Mais relevante que isso, tenho de volta o prazer com o meu carro, incluindo o prazer das metas com os itens a adquirir (pena que não saco o suficiente para um DIY) e gastando muitíssimo menos que com a troca por um novo (ou mais novo).

Após a pintura terminada posto umas fotos aqui. Não terei o "antes e depois" completo, mas já será divertido registrar os avanços.

Ah, a propósito, aquela série sobre a Caverna está para lá de defasada (assim como este blog está parado). Mas como há planos maiores para ela, retomarei os registros quando for conveniente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que quiser, concordando ou discordando, sugerindo, elogiando ou criticando, mas seja sempre educado. Qualquer comentário que seja ofensivo ou vulgar não será publicado.
Comentários de anônimos sem assinatura também não serão publicados, qualquer que seja seu conteúdo. Nem comentários puramente marketeiros.