quarta-feira, 4 de maio de 2016

Capitão Senra (1933-2016)

Capitão Senra.
 Foto: Alexandre Rezende/Encontro.
No dia 02/05/2016 faleceu um ícone do motociclismo nacional, o Capitão Senra. Para os amantes da Harley Davidson, ele dispensa apresentações. Para quem não conhece, há diversos textos e vídeos internet afora para quem o quiser conhecer melhor. 

Não é uma questão de simpatia forçada. Não conheci mais dele do que um pouco que vi na internet. Mas... A quem honra, honra... É dito que ele foi peça fundamental para que a H-D se instalasse no Brasil. Então, se amamos nossas montarias, alguma gratidão lhe devemos. Pelo que uma breve homenagem cabe!

Como homenagem, portanto, eu escolhi um destes textos, publicado em 27/07/2015, e que não fala especificamente dele, mas dos Águias de Aço, o MC do Capitão Senra, de sua sede e das motos históricas que ela guarda. O texto não se aprofunda em muita coisa, mas é suficiente para dar a dimensão que o Capitão Senra tem no cenário motociclístico nacional. Seja como for, o cara merece um museu, como a matéria bem mostra.

Além disso, há algumas fotos das motos na matéria, o que também é bastante interessante. Segue o texto (tal qual publicado originalmente, inclusive as fotos):

Por Aldo Tizzani
Fotos: Fred Mancini
Para o Blog da Infomoto, da UOL Carros

FOTO_FRED MANCINI_1
A sede do Águias de Aço fica em um bairro afastado do centro, porém guarda um belo acervo.
Dois motivos me fizeram rodar até Belo Horizonte (MG). O primeiro era conhecer os atrativos históricos, culturais e gastronômicos da capital mineira. O segundo, visitar um acervo particular de motos, pequeno em quantidade, porém grandioso por ser “testemunha ocular da história do Brasil” – como diria o “Repórter Esso”. Os mais experientes vão entender esta citação!
FOTO_FRED MANCINI_2
Há no local, que fica sobre a oficina da família Senra, muitas raridades do “mundo H-D''.
Apesar de 15 modelos, as motos de José Senra Moreira, o Capitão Senra, líder do motogrupo “Águias de Aço”, guardam em seu DNA momentos marcantes do País e da própria evolução da Harley. Os exemplares são dignos de estarem expostos no museu da marca em Milwaukee, Wisconsin (EUA). Detalhe: todos os modelos estão em perfeito estado de uso e conservação.
FOTO_FRED MANCINI_3
Uma delas é a HD Panhead, de 1953, utilizada pelo próprio Capitão Senra em escoltas.
Por isso, conhecer o ninho do “Águias” – motoclube mineiro fundado em 1980 –, é privilégio para poucos. O “comandante” deste grupamento sobre duas rodas é um ex-militar de 83 anos, que está há 67 na estrada sempre pilotando motos da grife americana. Pena que o Capitão Senra estava na “reserva” no dia da visita, cuidando da saúde. Por isso quem nos levou para esta viagem no tempo foi seu filho Bruno, mecânico e outro entusiasta pelas motos norte-americanas. Entre milhares de recordações, lá repousam 13 motos – duas estão na casa da filha –, cinco com placa preta, ou seja, com mais de 30 anos de fabricação.
FOTO_FRED MANCINI_4
Histórica, a H-D da década de 1950 traz emblema comemorativo dos 50 anos da marca.
Porém duas raridades chamam a atenção: uma HD Panhead, de 1953, utilizada pelo próprio capitão no período no qual serviu no 1º Batalhão de Polícia do Exército – Rio. O pelotão fazia a escolta do então presidente da República, Juscelino Kubitschek, na década de 1950. Sob os cuidados do militar e sua Harley estiveram a rainha da Inglaterra, Elizabeht II e décadas mais tarde foi a vez dos roqueiros do Creedence. A moto em questão também é comemorativa. Traz no paralama um emblema com a inscrição “50 Years – Harley-Davidson – American Made”.
FOTO_FRED MANCINI_5
A raríssima Motovi, fabricada em Manaus (AM) na década de 1970, faz parte do acervo.
Outro exemplar raro, talvez o único na América Latina, é uma Motovi Electra Glide 1200, fabricada em Manaus (AM) em 1977. A Motovi representa o lado mais triste da história da Harley, na qual a marca passava pela sua principal crise financeira e chegou a deixar de estampar no tanque de combustível a sigla “H-D”.
FOTO_FRED MANCINI_6
Destaque para três edições comemorativas da linha Harley Touring : 50 anos, 90 anos e 100 anos.
FOTO_FRED MANCINI_7
O acervo conta até com a réplica em madeira da primeira linha de montagem da Harley-Davidson.
Junto com um vasto acervo motorizado ligado à Harley-Davidson, o local conta até com um mobiliário especial: mesas e cadeiras que nos remetem as motos do clássico filme Easy Rider. Estrelado por Peter Fonda, Dennis Hopper e Jack Nicholson, completou 40 anos em 2009, é um ícone do cinema mundial. Há até uma réplica da primeira linha de montagem da H-D em Milwaukee (EUA), com direito a iluminação é uma miniatura da primeira moto fabricada. Neste universo motociclístico há ainda espaço para fotos, homenagens e muitas lembranças do tempo do exército.
FOTO_FRED MANCINI_9
Cerveja Capitão Senra, homenagem ao motociclista que é referencia entre os amantes da Harley.
No local, que não é aberto para visitação, há também um estoque de cerveja Capitão Senra, feita pela Backer, uma cervejaria artesanal de Minas, para homenagear o motociclista mineiro. Mas isso é só para a “diretoria” dos Águias.
FOTO_FRED MANCINI_8_Capitao_Senra
Capitão Senra ao lado da filha durante a festa de 110 anos da Harley em São Paulo.

4 comentários:

  1. Olá Roberto. Sua homenagem ao Cap. Senra está a altura da simpatia e relevância deste senhor tão carismático e apaixonado pela HD. Infelizmente, não tive a oportunidade de conhecê-lo, mesmo porque sou novo no mundo Harley Davidson. Na verdade, sou novo no que se refere a motocicletas. Mas sou entusiasta como você, e acredito que o legado do Cap. estará sempre presente em nossas vidas quando pilotarmos SEM DESTINO nossas máquinas. Agradeço de coração a sua iniciativa. Sérgio Faria

    ResponderExcluir
  2. Sérgio, eu que agradeço a visita e o comentário. E agradeço mais ainda pelo tom cortês. Não precisamos de nada "politicamento correto", o que é algo afetado e absurdo. Mas precisamos de bom senso e cortesia. Seu comentário me foi animador.
    Grande abraço, bro!

    ResponderExcluir
  3. Bela homenagem, companheiro ! Já acompanho teu blog a um tempinho também (desde que postou no fórum hd).Continue postando ! Abs

    ResponderExcluir
  4. Excelente homenagem.parabens irmão.tambem sou novo no mundo HD,mais sou estudioso dá história HD.Obrigado por me enriquecer com mais informações.capitao Senra subiu ao céu de HARLEY.

    ResponderExcluir

Comente o que quiser, concordando ou discordando, sugerindo, elogiando ou criticando, mas seja sempre educado. Qualquer comentário que seja ofensivo ou vulgar não será publicado.
Comentários de anônimos sem assinatura também não serão publicados, qualquer que seja seu conteúdo. Nem comentários puramente marketeiros.